Pesquisar este blog

Feira Hippie de Ipanema



Feirarte Ipanema



O começo foi em 1968, durante a ditadura militar. A Pça General Osório se tornou um ponto de encontro para artistas plásticos e artesãos.
Uma das características mais marcantes são os hippies e mochileiros que vinham de diversas partes do Brasil e do mundo envolvidos com o movimento Hippie da época. 
No início, os expositores não tinham barracas, colocava-se um pano no chão e cada um colocava seus trabalhos para exposição  ,na verdade era como se fosse uma grande família, todos se ajudando mutuamente. 
Com o passar dos anos a feira com seus pintores e artesãos e diversidade de trabalhos tornou-se conhecida internacionalmente, sendo visitada por turistas e apreciada por todos, ela confere um toque especial à Cidade Maravilhosa. 
Com certeza você vai encontrar trabalhos essencialmente artesanais e exclusivos, tendo como base um Brasil de diversidade de materiais e inspiração dos artesãos para confeccionar artigos que vão da simplicidade ao sofisticado agradando a todos. 

A Feira Hippie é tão querida , que foi tombada como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro e agora mais do que nunca deve se manter fiel as suas origens, que lhe deram fama e credibilidade ao longo desses anos, desde 1968. A Feira tem sido  visitada por pessoas de todas as partes do mundo, a fim de buscar o que o artesanato do Brasil é capaz de oferecer: diversidade de idéias e materiais variados, proporcionando um show a todos. Esperamos que nós, expositores da Feira , continuemos com esse pensamento para que a Feira não caia na banalidade e não perca sua essência vital: o ARTESANATO
Bem vindos à Feira Hippie.
Eis a publicação em diário Oficial:

Lei nº 5286/2011 Data da Lei 27/06/2011



O Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro nos termos do
art. 79, § 7º, da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, de 5 de abril de 1990, não exercida a disposição do § 5º do artigo acima, promulga a Lei nº 5.286, de 27 de junho de 2011, oriunda do Projeto de Lei nº 249, de 2009, de autoria da Senhora Vereadora Rosa Fernandes.
LEI Nº 5.286, DE 27 DE JUNHO DE 2011 
Tomba, como bem de natureza imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, a Feira Hippie de Ipanema, localizada na Praça General Osório, no Bairro de Ipanema.

Art. 1º Fica tombada, como bem de natureza imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, a Feira Hippie de Ipanema, localizada na Praça General Osório, Ipanema, em face de sua relevante concentração e produção de práticas culturais fortalecedoras da memória e da identidade da sociedade brasileira.

Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, o Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro procederá aos registros necessários nos livros próprios do órgão competente.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 27 de junho de 2011

Vereador JORGE FELIPPE
Presidente

Fiche Técnica


Projeto de Lei nº249/2009Mensagem nº
AutoriaVEREADORA ROSA FERNANDES
Data de publicação DCM28/06/2011Data Publ. partes vetadas

Categoria:
Tombamento
Assunto:
Feira Hippie De Ipanema, Tombamento, Imaterial
Observações:
PUBLICADO NO DO Nº 82 DE 12/07/2011, PAG. 7

Forma de Vigência Promulgada


Este blog foi elaborado por Reinaldo Garcia  e Cláudia Almeida, com muito carinho e empenho para mostrar os trabalhos de amigos expositores da Feira Hippie de Ipanema. Apreciem o blog, faça um tour pelas fotos dos trabalhos de cada artesão. Todas as fotos tem o nome e o contato do artesão.
Visitem a Feira Hippie, venham prestigiar quem realmente trabalha com amor.
Aguardamos a sua visita na Feira Hippie, Pça Gen. Osório, Ipanema, domingos das 8:00 as 20:00hs